© 2019 - Trajetória Evolutiva

Se for copiar, imprimir ou compartilhar as informações reunidas aqui,

por favor, dê os créditos a quem couber. :)

Gostaria de colaborar com o site? Gostaria de escrever um texto pra ser publicado aqui? Algum assunto, dúvida ou sugestão? Mande uma mensagem.

Astronomia e Astrofísica

Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP

Formato: vídeo-aulas

Disciplina introdutória, destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. Nesta primeira parte da Visão Geral em Astronomia são vistos os tópicos referentes a: Instrumentação Astronômica, Sistema Solar e Exoplanetas e Estrelas. Os demais tópicos são abordados na segunda parte - Astronomia: Uma Visão Geral II. (texto informado pela instituição)

Credito da imagem: ESO. Acesse a original em: https://www.eso.org/public/brazil/images/eso0926a/

Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP

Formato: vídeo-aulas

Disciplina introdutória destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Via Láctea, Galáxias e Observações Cosmológicas. Para embasar a apresentação dos temas, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória. (texto informado pela instituição)

Credito da imagem: ESO. Acesse a original em: https://www.eso.org/public/brazil/images/eso0926a/

Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP

Formato: vídeo-aulas

Objetivo: usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entender as estrelas como agentes transformadores da natureza, a diferenciá-las em função de suas características e a ver a importância do Sol na existência e sobrevivência da biosfera. (texto informado pela instituição)

Credito da imagem: ESO. Acesse a original em: https://www.eso.org/public/brazil/images/eso9845d/

Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP

Formato: vídeo-aulas

Objetivo: usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entenderem o movimento aparente dos astros e sua influência nas concepções cosmológicas dominantes até o início do século 17, a origem dos sistemas planetários, a organização do Sistema Solar e o estudo da natureza e da dinâmica dos corpos que o compõem. (texto informado pela instituição)

Credito da imagem: ESO. Acesse a original em: https://www.eso.org/public/brazil/images/eso1706a/

Prof. Kepler Oliveira e Profa Maria de Fátima Oliveira (UFRGS)

Formato: ebook em PDF

Este texto foi escrito para permitir acesso por pessoas sem qualquer conhecimento prévio de Astronomia e com pouco conhecimento de matemática. Embora alguns capítulos incluam derivações matemáticas, como Insolação, Marés e Leis de Kepler Generalizadas, a não compreensão desses cálculos não compromete a compreensão do texto geral. As sessões de Evolução Estelar e Cosmologia Matemática requerem bom conhecimento de matemática e de física. Mesmo que o leitor pule as seções mais matemáticas, deve obter uma boa visão da Astronomia e Astrofísica. (texto informado pelos autores)

Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP

Formato: vídeo-aulas

Origens da vida no contexto cósmico é um curso desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste intrigante assunto. É um curso com formato multidisciplinar que o levará a compreender melhor os aspectos envolvidos no surgimento de vida na Terra e no possível surgimento de vida em outros planetas. (texto informado pela instituição)

Credito da imagem: Origens da vida no contexto cósmico - USP

Please reload

aSTRONOMIA: uMA VISÃO GERAL i

aSTRONOMIA: uMA VISÃO GERAL iI

Estrelas, Galáxias e Cosmologia

Céu Aparente, Sistema Solar e Exoplanetas

Origens da vida no contexto cósmico

 

TrajEvo