Astronomia@USP

Atenção: As informações aqui contidas não são de responsabilidade do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas nem da USP. São informações reunidas por alunos com objetivo de auxiliar quem não conhece o entorno da cidade universitária e de São Paulo.

Se for copiar, imprimir ou divulgar estas informações, por favor, forneça os devidos créditos. :)

Onde fica o Observatório do Valongo?


O Observatório do Valongo (OV) fica no alto do Morro da Conceição, no centro do Rio de Janeiro. Mas saiba também que você fará a maioria das matérias na Ilha do Fundão, que fica a alguns quilômetros do OV. Mais abaixo nessa página tem um tópico que explico melhor quais matérias são feitas em cada lugar. É possível chegar até ele utilizando metrô, trem, ônibus (ficando nas proximidades), carro, taxi, bicicleta e motocicleta. Existe estacionamento nas dependências do OV. Endereço completo: Ladeira do Pedro Antônio, 43 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20080-090
Conheça um pouco mais do campus no vídeo:




Onde fica a Ilha do Fundão?


Como dito no tópico anterior, parte das matérias do curso de graduação em astronomia da UFRJ é feita na Ilha do Fundão e outra parte no Observatório do Valongo.


A distância entre o CT e o Observatório do Valongo é de aproximadamente 10km, como pode ser visto abaixo.

Centro de Tecnologia é onde fica o Instituto de Física (3o andar do bloco A). Essa é a entrada principal. O CT é um prédio bem grande e tem vários blocos. É possível que você tenha aula em vários deles. Você terá algumas aulas também no CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza) que fica em frente ao CT, apenas a alguns passos de distância.




Como é o curso de graduação em astronomia na UFRJ?


Resumidamente: - O curso é em tempo integral, em alguns dias você poderá ter aulas de 8 da manhã as 8 da noite. - O ingresso se dá principalmente pelo ENEM/SISU, mas se você já fez outra faculdade, pode ser que consiga entrar por reingresso ou por transferência. - O curso é totalmente gratuito, afinal, é uma universidade federal. Não há mensalidades, nem taxa de matrícula, nada disso. - Você terá bastante aulas de cálculo e física. Terá também aulas de matérias de astronomia, mas a maior parte do curso realmente se trata de cálculo e física. - Parte das aulas acontecem no campus da Ilha do Fundão (as matérias de física e matemática) e outra parte das aulas acontecem no campus do Observatório do Valongo (geralmente as específicas de astronomia). - Em muitos dias você terá aula de manhã num campus e terá de se deslocar até o outro para aulas na parte da tarde. Essa troca de campus será bastante comum durante a graduação. - É possível conseguir bolsa para ajudar nos custos, como bolsa auxílio, bolsa permanência e moradia (estas mediante comprovação de baixa renda e em processo bastante concorrido) e também existem as bolsas de Iniciação Científica e as bolsas de Extensão, geralmente possíveis de se conseguir a partir do 2o ou 3o período, com valor de R$ 400. - Algumas pessoas conseguem trabalhar (ter um emprego) e cursar a graduação em astronomia, mas é uma situação que requer bastante jogo de cintura e de ter um emprego em horários flexíveis. As turmas são presenciais e em muitas delas o número de faltas é um fator importante de reprovação. Infelizmente, por ser um curso de horário integral, pode ser que você precise abrir mão do seu emprego para cursá-lo. Mas não desanime, falamos mais sobre esse assunto abaixo no tópico "É possível ter um emprego durante a graduação em astronomia?" - Se você quiser trabalhar com pesquisa precisará fazer também mestrado e doutorado. Pra ler mais sobre isso, vá até a página Sobre a carreira profissional - O site do OV é: http://www.ov.ufrj.br/ Lá você encontra muitas informações sobre o curso de astronomia, tando de graduação quanto pós-graduação (mestrado e doutorado).




O que são essas siglas? CT, CCMN, HU, RU, OV, IF, IM, ON?


CT = Centro de Tecnologia. Prédio na Ilha do Fundão onde ficam os cursos de engenharia, matemática, química e física. Boa parte das aulas serão lá. O CT é muito grande e é dividido em blocos (A, B, C, D, E, F, G, H e I). CCMN = Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Outro prédio na Ilha do Fundão (em frente ao CT, veja na imagem acima) onde ficam cursos como geologia, geografia, ciência da computação. Muitas aulas serão lá também. HU = Hospital Universitário. Fica numa outra parte da Ilha do Fundão, um pouco distante do CT e CCMN. O HU é referência para vários pontos de ônibus e fica próximo ao terminal do BRT. RU = Restaurante Universitário (ou bandejão). OV = Observatório do Valongo. Site: http://www.ov.ufrj.br/ IF = Instituto de Física. Fica no 3o andar do bloco A do CT. Site: http://www.if.ufrj.br/ IM = Instituto de Matemática. Fica no bloco C do CT. Site: http://www.im.ufrj.br/ ON = Observatório Nacional. Fica em São Cristóvão e não pertence a UFRJ, mas muitos alunos costumam frequentar o ON para seminários, palestras, cursos e até mesmo escolhem fazer Iniciação Científica lá. Também é lá que fica o MAST (Museu de Astronomia). Site: http://www.on.br/coaa/




O que são os ônibus intercampi (ou ônibus internos gratuitos) da UFRJ? Como funcionam?


Com linhas planejadas, o serviço atende toda a comunidade universitária e os demais usuários dos serviços oferecidos no campus. É dividido em dois tipos de linhas: Internas (Cidade Universitária) e Intercampi (partindo Cidade Universitária para as demais unidades da UFRJ e pontos estratégicos ao final das aulas do período noturno). Informações do http://www.prefeitura.ufrj.br/index.php/pt/transporte-integrado É possível fazer o trajeto entre os campi da Ilha do Fundão e Observatório do Valongo pegando a linha "Praia Vermelha - parador" e descendo no ponto da Av. Presidente Vargas. Os horários de partida dessa linha são:

  • 06h30
  • 12h15
  • 17h15
Para checar se estes horários estão atualizados e mais informações sobre os itinerários, acesse: http://www.prefeitura.ufrj.br/index.php/pt/linhas-intercampi





© 2019 - Trajetória Evolutiva | Se for copiar, imprimir ou compartilhar as informações reunidas aqui, por favor, dê os créditos a quem couber. :)